Nas Notícias

Assis crê que António Costa sucederá a Cavaco na Presidência

francisco assis2Num artigo de opinião, Francisco Assis, dirigente do PS, vaticinou que António Costa, que acaba de ser reeleito presidente da Câmara de Lisboa, será o próximo Presidente da República.

Para Francisco Assis, António Costa “será, provavelmente, o próximo Presidente da República”. O dirigente socialista defendeu esta ideia num artigo de opinião que assina no jornal Público, na edição desta quinta-feira.

E se António Costa não o quiser, prossegue Assis, “com o talento de sempre”, será “aquilo que as suas ambições e circunstâncias lhe permitem vir a ser”, escreveu ainda, no que pode ser entendido como um desafio ao recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

António Costa tem sido um dos nomes apontados como sucessor de António José Seguro, secretário-geral do PS. No entanto, apesar de não ser um líder consensual, Seguro reforçou a sua posição nas hostes socialistas, após esta vitória nas autárquicas.

Já antes António Costa participara numa reunião do partido, onde Seguro – na altura, na iminência de se tornar no primeiro secretário-geral do PS que não participaria em qualquer eleição – recebeu um voto de confiança, para discutir a liderança do Governo.

Francisco Assis ‘desvia’ agora António Costa para a Presidência da República, depois de se perceber, em resultado do desfecho eleitoral de Lisboa, que Costa é um dos mais fortes candidatos a qualquer cargo político nacional.

Mas Assis destaca mais qualidades, além do carisma e da popularidade. Neste artigo de opinião, considerou que António Costa “foi, talvez, o único homem de partido que revelou uma compreensão instantânea da importância de um novo fenómeno na vida política portuguesa: a afirmação vitoriosa de alguns movimentos independentes no plano autárquico”.

Em destaque

Subir