Clube dos Pensadores

Assexuado

AssexuadoAssexualidade é uma orientação sexual que se caracteriza pela indiferença à prática sexual. Isto é, uma pessoa assexual não tem interesse em praticar sexo com outras pessoas. Não tem desejo ou atracção física nem por homens nem por mulheres. Há perto de um por cento da população mundial, segundo as estimativas, com estas características.

A ausência de interesse por sexo é dado como anormal mas não o é. A falta de desejo ou impulso sexual em manter uma vida sexual deve ser respeitado, há pessoas que têm uma vida casta e são felizes.

O termo assexual parece, ainda, pouco comum, e uma pessoa que se mostra desinteressada por sexo é vista como estranha.

Ser assexuado é uma forma de sexualidade. Faz parte da diversidade das sexualidades humanas e é muito mais importante reconhecer a sua existência que tentar criticá-la.

O certo é que não deve ser fácil viver esta diferente orientação sexual numa sociedade onde as relações sexuais são consideradas uma das chaves do bem-estar e desenvolvimento pessoal. Pelo menos por relatos de assexuados. Em vez de se reprimir esse sentimento deve-se vivê-lo com naturalidade.

Segundo estudos a média dos heterossexuais sente pelos assexuados menos consideração do que pelos gays e lésbicas.

Completamente a favor destas pessoas, sem segregação ou discriminação de espécie alguma. A favor da igualdade e do respeito como é – assexuado.

Estas pessoas são felizes sem sexo, eu não (risos). Deste modo temos que aceitar a orientação sexual de cada pessoa: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, e neste caso, assexualidade.

Esta orientação assexuada faz-me recordar algo que também se passa no ser humano, que para além do género masculino e o género feminino há o neutro. Uma pessoa com o género neutro é alguém que não se identifica como homem ou mulher. Há pessoas que podem não ser, nem do sexo masculino nem do sexo feminino. Deste modo tem um género não especificado. As pessoas têm que perceber que não existem apenas duas opções quando se fala em género sexual, pode haver uma terceira opção.

Mais partilhadas da semana

Subir