Economia

Assessorias externas ‘ganham’ quase 500 mil euros do Ministério da Defesa

aguiar brancoO Ministério da Defesa já teve de pagar quase 500 mil euros, só este ano, por assessorias externas. De acordo com o Público, que avança os números, a maior parte dos gastos estão relacionados com apoio jurídico. A maioria dos contratos foi por ajuste direto.

O Ministério da Defesa já gastou quase 500 mil euros para encomendar serviços a entidades externas. As contas são do jornal Público e contabilizam apenas as assessorias do ano em curso.

Segundo o jornal, a maioria dos contratos foi adjudicada por ajuste direto, sem concurso público.

Ao todo, o organismo tutelado por José Pedro Aguiar-Branco já despendeu 483.624 euros só este ano.

A maioria das assessorias externas requisitadas pela Defesa reporta a questões jurídicas. Segundo uma fonte que o diário cita sem identificar, as assessorias foram requisitadas devido à “complexidade” das matérias envolvidas.

O Ministério tem um gabinete jurídico, mas, segundo a mesma fonte, costuma recorrer a assessorias financeira e jurídica.

As ‘encomendas’ são feitas pela tutela e por vários organismos, como exemplifica o caso mais recente. A 5 de agosto, a Empordef encomendou à Deloitte “serviços de assessoria para a elaboração do plano de liquidação” da própria ‘holding’.

Por este estudo, que tem de estar pronto antes do final do ano, a consultora vai receber 64.500 euros (sem IVA).

Em destaque

Subir