Cultura

Assange convidado para festival de cinema em Lisboa, Malkovich confirmado

julian assange 2A oitava edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre em novembro, poderá contar com Julian Assange. O ator John Malkovich já está confirmado pela organização do evento, que tem como temática de destaque a vigilância nas sociedades e os seus perigos. Segundo a organização do Lisbon & Estoril Film Festival, esta oitava edição será a mais ambiciosa de sempre.

Está confirmada a presença de John Malkovich no Lisbon & Estoril Film Festival, cuja oitava edição se realiza entre os dias 7 e 16 de novembro, com a vigilância nas sociedades como tema em destaque.

A organização do Lisbon & Estoril Film Festival também lançou o convite ao jornalista Julian Assange, um dos fundadores da WikiLeaks, mas ainda não recebeu a confirmação de presença. Maria de Medeiros, atriz portuguesa, e o músico Arto Lindsay também foram convidados.

“Não sabemos em que moldes Julian Assange poderá estar em Portugal, mas contamos já com a colaboração direta dele”, afirmou Paulo Branco, à TVI.

Recorde-se que Assange está exilado na embaixada do Equador em Londres, desde 2012.

A Julian Assange, na lista de convidados, juntam-se Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, Baltasar Garzón, juiz espanhol, Roberto Saviano, escritor, e Noam Chomsky, linguísta. David Lynch também poderá estar presente.

O Lisbon & Estoril Film Festival terá no programa um seminário internacional, onde será discutida a privacidade dos cidadãos nas sociedades atuais e os métodos de vigilância governamentais, em nome da segurança.

Neste Lisbon & Estoril Film Festival será possível ver ‘Variações de Casanova’, de Michael Sturminger. John Malkovich e o realizador vão estar presentes, na antestreia do filme, a 8 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. São protagonistas da película, além de John Malkovich, Maria João Bastos, Victoria Guerra e Miguel Monteiro.

Está prevista ainda uma homenagem a Malkovich e outra a Maria de Medeiros. A razão desse tributo prende-se com o contributo de ambos, em esferas e realidades diferentes, na defesa do cinema.

Segundo a organização do Lisbon & Estoril Film Festival, esta oitava edição será a mais ambiciosa de sempre. Em outubro, serão anunciados mais nomes para o festival, que conta com os apoios das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais.

Em destaque

Subir