Nas Notícias

Assalto Tancos: Marcelo exonera secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa exonerou José Antunes Calçada das funções de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional. O tenente-general, que passou à reserva, tinha posto o lugar à disposição do Presidente por discordar da forma como o Exército lidou com o assalto aos paióis de Tancos.

A exoneração foi confirmada por fonte do Palácio de Belém que a Lusa cita sem identificar.

A reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional do próximo dia 21 será conduzida provisoriamente por João Cordeiro, o general que chefia a Casa Militar do Presidente da República.

O tenente-general exonerado, Antunes Calçada, já se tinha demitido do cargo de Comandante do Pessoal do Exército, tendo alegado “divergências inultrapassáveis” com Rovisco Duarte, o general que é o Chefe do Estado-Maior do Exército.

Face a essas desavenças, provocadas pela resposta do Exército ao assalto de Tancos (de onde foi roubado material de guerra), Antunes Calçada solicitou a passagem à reserva, aceite por Rovisco Duarte.

“A fim de assegurar a manutenção da cadeia de comando” o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Rodrigues da Costa, assumiu “o cargo de Comandante do Pessoal em acumulação”, adiantava o comunicado emitido pelo Exército, no sábado.

Antunes Calçada terá comunicado a intenção de sair do Conselho Superior de Defesa Nacional, o órgão de consulta do Presidente da República para os assuntos militares, durante o jantar de Marcelo com os quatro líderes militares, realizado ontem à noite no Palácio de Belém.

 

Em destaque

Subir