Insólito

Assalto feito por hackers descoberto graças a um erro ortográfico

assalto hackers

Um assalto de mil milhões de dólares, ao Banco Central do Bangladesh, ficou por apenas 81 milhões. Os hackers escreveram mal o nome de um dos destinatários, levando a que as autoridades descobrissem a artimanha e cancelassem as transferências ainda por realizar.

O Banco Central do Bangladesh foi assaltado por hackers, mas nem se pode queixar: perdeu ‘apenas’ 81 milhões de dólares, apesar dos ladrões terem mandado transferir mais de mil milhões!

O crime foi cometido em fevereiro, mas só agora é que o Banco Central de Bangladesh o revelou publicamente, uma vez que vai processar o homólogo norte-americano (Fed), para além de ter apontado o dedo aos chineses.

O assalto só foi descoberto graças à iliteracia de um dos hackers. Os piratas informáticos inundaram uma filial da Fed em Nova Iorque com pedidos de transferência, a sacar de uma conta do Banco Central do Bangladesh, que totalizavam mais de mil milhões de dólares.

Quando 81 milhões de dólares já tinham sido transferidos para várias contas nas Filipinas e no Sri Lanka, o sistema de segurança da Fed detetou um pedido invulgar: o destinatário era uma ‘Fandation’ e não uma ‘Foundation’ (Fundação).

O erro ortográfico permitiu ao Banco Central de Bangladesh apurar que estava a ser vítima de um sofisticado assalto, com mãos de 30 transferências já realizadas (e 81 milhões de dólares roubados).

Razee Hassan, vice-governador do Banco Central de Bangladesh, adiantou à AFP que a instituição mandou cancelar de imediato todas as transferências a partir da conta em Nova Iorque, tendo evitado o roubo de uma verba superior a mil milhões de dólares.

O Bangladesh vai processar a Fed, por entender que o banco da Reserva Federal dos EUA “tinha a responsabilidade de manter o dinheiro seguro”.

“Até ao momento, não há qualquer prova de qualquer tentativa de invasão dos sistemas da Reserva Federal ligada aos pagamentos em questão. Não há nenhuma evidência de que qualquer sistema da Fed tenha sido comprometido”, respondeu o banco central norte-americano, em comunicado.

Segundo Shamim Ahamad, porta-voz da embaixada do Bangladesh nos EUA, os autores do crime terão sido “hackers chineses”.

Em destaque

Subir