Nas Notícias

Assaltantes arrasam multibanco mas não conseguem retirar dinheiro da caixa ATM

multibancoTentativa frustrada de assalto a uma caixa multibanco, nesta quinta-feira, de madrugada. Desta vez, foi na Junta de Chafé, em Viana do Castelo: os assaltantes destruíram parcialmente o edifício da autarquia, mas não conseguiram retirar qualquer dinheiro do interior da caixa ATM da freguesia. Os moradores ouviram a explosão, mas pensaram tratar-se de trovoada.

A caixa multibanco da Junta de Freguesia de Chafé foi alvo de um ataque, na madrugada desta quinta-feira, com uma tentativa frustrada de retirada do dinheiro. Os assaltantes usaram explosivos, destruíram o local, mas escaparam com os bolsos vazios.

A explosão – aparentemente com recurso a gás – ocorreu cerca das 4h00, segundo o presidente da Junta de Chafé, Filipe Penteado. O edifício da autarquia local ficou parcialmente destruído, mas a violência da explosão não foi suficiente para permitir a retirada do dinheiro da caixa ATM.

“Os vizinhos ouviram, mas pensaram que a explosão era trovoada”, explica o presidente da autarquia. O impacto provocou danos sobretudo no local onde está instalada a caixa multibanco, na entrada do edifício da Junta de Freguesia vianense, mas também na área envolvente, em virtude dos destroços que acabaram por ser projetados.

A caixa multibanco tinha sido carregada de dinheiro ontem. Todo o dinheiro que continha acabou por ficar inutilizado, já que a caixa ATM está dotada de um sistema de neutralização das notas, com tinta vermelha.

A via municipal em frente à Junta de Freguesia de Chafé teve de ser cortada durante algumas horas, para remoção daqueles destroços. Entretanto, a Polícia Judiciária procede a uma investigação.

Esta foi mais uma das inúmeras tentativas de roubo de caixas multibanco. Os multibancos são assaltados com mais frequência do que no ano passado, mas com piores resultados para os criminosos. É que em 2011 um em cada três assaltos ‘corria bem’, enquanto este ano a taxa de ‘sucesso’ baixou para um em cada quatro. leia mais

Em destaque

Subir