Nas Notícias

ASAE faz mega-apreensão de vinho e ovos por infrações na rotulagem e prazos de validade

vinho Ações de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levaram à apreensão de 775 mil ovos e derivados e também de 17 mil litros de vinho, em Leiria e Amarante. Infrações detetadas na rotulagem e na marcação dos prazos de validade estiveram na origem da intervenção. O valor total das apreensões ultrapassa os 140 mil euros.

Após ações de fiscalização, a ASAE apreendeu, nesta terça-feira, 775 mil ovos e 19,8 toneladas de derivados, em Leiria, e 17 mil litros de vinho, em Amarante.

Segundo aquela autoridade, estão em causa problemas de rotulagem (no caso dos vinhos) e informação sobre os prazos de validade (nos ovos e derivados).

Em Amarante, a intervenção dos técnicos da ASAE ocorreu num armazenador e engarrafador.

Depois de uma investigação, foi determinada a apreensão de 17 mil litros de vinho, oriundo da União Europeia, e de 12 900 rótulos. O valor desta apreensão atinge os 8270 euros.

Segundo uma nota emitida pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o processo de contra-ordenação foi instaurado devido a “infrações relativas à falta de menções obrigatórias em produtos vínicos e inclusão de outras menções não permitidas e ainda por falta de rotulagem”.

Igualmente no dia 9 de setembro, a ASAE levou a cabo ação idêntica em Leiria, num centro de embalamento e classificação de ovos.

O resultado foi a apreensão de produto com um valor estimado de 133 mil euros (775 mil ovos frescos e 19,8 toneladas de derivados).

Em causa, estavam lacunas no que diz respeito a “falta de rastreabilidade, não marcação dentro do prazo, incorreta indicação de durabilidade e ainda por falta de licença para entrepostagem de ovoproduto”, segundo o comunicado da ASAE.

Em destaque

Subir