Economia

ASAE apreendeu cerca de 100 quilos de pescado em operação de fiscalização

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 100 quilos de pescado e instaurou um processo-crime por contrafação no âmbito de uma operação de fiscalização em todo o país, que termina na sexta-feira.

Em declarações à agência Lusa, o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, que está a acompanhar a operação nas portagens da Autoestrada 1 em Alverca, distrito de Lisboa, adiantou que até às 09:20 foram inspecionados cerca de 350 veículos.

“A operação começou ontem [quarta-feira] pelas 19:00 e vai estender-se até às primeiras horas de sexta-feira. Vão ser 30 horas de operação a decorrer em cerca de 60 pontos do país envolvendo 170 inspetores no terreno”, disse.

Pedro Portugal Gaspar indicou que esta é uma operação de controlo de transporte de uma fase importante entre a produção e venda a retalho e venda afinal ao consumidor.

“Foram inspecionados mais de 350 veículos, instaurado um processo-crime por contrafação, produto contrafeito têxtil que seria encaminhado para pontos de venda de retalho, quatro ou cinco processos de contraordenação de matéria de transporte e de bens alimentares, um deles com apreensão de pescado”, realçou.

De acordo com o inspetor-geral da ASAE, a apreensão não chegou aos cem quilos e não estavam em condições de circulação.

“É um exemplo. Se estes 100 quilos fossem detetados no retalho eram multiplicados por vários postos de venda”, disse.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir