Nas Notícias

ASAE apreendeu 78 carcaças de animais antes da Páscoa

Quase 80 carcaças de leitões, cabritos e borregos, avaliadas em mais de 5.600 euros, foram apreendidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em operações de combate ao abate clandestino, em que foram detidas seis pessoas, foi hoje anunciado.

As operações de fiscalização “realizadas nos últimos dias” em todo o País tiveram em conta “o risco para a saúde pública, associado ao consumo de animais provenientes do abate clandestino”, refere a ASAE em comunicado.

“Estas operações tiveram presente o facto de, tradicionalmente, na época da Páscoa existir um maior consumo de carne de espécies animais suscetíveis de, eventualmente, serem alvo de abate clandestino, o que constitui um risco, se comprovada a inexistência de competente inspeção sanitária e abate fora de matadouros licenciados”, adianta ASAE.

Como resultado destas ações foram instaurados sete processos-crime pelo ilícito criminal contra a saúde pública, designadamente relativo a abate clandestino e efetuadas seis detenções em flagrante delito.

Na região centro, foram apreendidas 65 carcaças de leitões em dois assadores ilegais, com a suspensão das respetivas instalações, por falta de requisitos gerais e específicos de higiene.

Segundo a ASAE Foram também apreendidas 13 carcaças de cabritos e borregos, assim como 16 quilos de carne de ovino em explorações pecuárias e talhos e diverso material utilizado para o abate dos animais.

Foram ainda apreendidas 36 carcaças de leitão por falta de requisitos de higiene no transporte.

“O valor total das apreensões ascendeu a um montante superior de 5.600 euros”, acrescenta o comunicado.

Em destaque

Subir