Nas Notícias

ASAE apreende 285 mil euros de vestuário contrafeito

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 30 mil artigos de vestuário de marcas falsificadas, que se destinavam a exportação, avaliados em mais de 285 mil euros, numa fábrica de calçado no norte.

Em comunicado, a ASAE adianta que a fiscalização teve lugar numa fábrica de calçado e num armazém, na região norte, e que foi levada a cabo pela sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), no âmbito do combate à contrafação.

Os inspetores encontraram cerca de 30 mil artigos de vestuário, com marcas nominativas e figurativas protegidas, que apresentavam sinais específicos de serem produtos falsificados, apreendendo os artigos avaliados em 285.506 euros.

Além de nenhuma mercadoria ter faturação associada, a ASAE apurou que os responsáveis pela contrafação recorriam a artigos originais que usavam como matrizes a partir das quais elaboravam cópias ilícitas dos desenhos, modelos e etiquetas.

“Os produtos eram suscetíveis de enganar os consumidores, facilmente criando o erro de autenticidade”, informa a ASAE no comunicado hoje divulgado.

A investigação da ASAE concluiu ainda existirem indícios de os produtos se destinarem, na sua maioria, ao mercado estrangeiro.

Em destaque

Subir