Economia

“As vítimas são os trabalhadores e não aqueles que exploram quem trabalha”, diz Fesaht

A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) convocou um protesto para 10 de dezembro, em Lisboa, distanciando-se do movimento A Pão e Água.

O protesto foi marcado para as 11h00, em frente ao Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, para exigir medidas de apoio aos trabalhadores.

Em comunicado, a Fesaht explicou que os trabalhadores “dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares têm sido os mais afetados pela pandemia e tudo indica que continuarão a sê-lo ainda por um largo período”.

Na mesma nota, o organismo salientou que “não acompanha os protestos dos patrões da restauração, bebidas e alojamento que reclamam apoios do Governo”, referindo-se ao protesto realizado pelo movimento A Pão e Água, com nove empresários em greve de fome em frente ao Parlamento há seis dias.

Os apoios reivindicados por esse movimento “não revertem para manter o emprego, os direitos e os salários dos trabalhadores”, considerou a Fesaht.

“As vítimas são os trabalhadores e não aqueles que tiveram elevados proveitos durante muitos anos à custa do aumento exponencial do turismo, de dormidas, receitas e da exploração de quem trabalha”, reforçou a federação sindical.

Segundo a Fesaht, “desde o início da pandemia que milhares de trabalhadores deixaram de receber o seu salário, viram os seus direitos serem postos em causa e os rendimentos mensais reduzidos drasticamente, incluindo o direito a tomar as suas refeições em espécie”.

Em destaque

Subir