Nas Notícias

As “saídas profissionais” do ISCAL: “Estágios não remunerados”

saidas nao remuneradas

Um anúncio de estágios está a suscitar indignação nas redes sociais. Como se não bastasse serem dois estágios “não remunerados”, o pedido saiu do Gabinete de Saídas Profissionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL).

O caso foi denunciado pela plataforma Ganhem Vergonha, que assume o objectivo de “expor a realidade vergonhosa dos anúncios de oferta de emprego”.

O ISCAL enviou, através de email, duas ofertas de estágios para os atuais e antigos alunos.

Só que ambos os emails continham uma particularidade que não passou despercebida: é que ambos os estágios não remunerados foram dados a conhecer pelo Gabinete de Saídas Profissionais do ISCAL.

Ao partilhar o caso, a plataforma Ganhem Vergonha deixou uma importante questão em aberto: “Ao sugerir o trabalho sem salário, como saída profissional, este instituto não está a assumir que a sua oferta formativa não vale nada?”

A denúncia foi acompanhada por uma impressão (‘printscreen’) do email em causa e de duas hiperligações para os anúncios, ambos a pedido da Portugal Insights, uma empresa do ramo de turismo que oferece aos clientes “experiências únicas e autênticas” em “lugares para além das tradicionais rotas turísticas”.

Os estagiários, não remunerados, teriam um horário de trabalho mínimo “ideal” de 20 horas por semana.

“O caso não é exclusivo do ISCAL. A prática é comum no ensino superior português e esta publicação é apenas explicativa”, acrescentou a plataforma, nos comentários à denúncia.

Em destaque

Subir