Nas Notícias

As guerras no Médio Oriente num vídeo de três minutos

nina paley Um cartoon de Nina Paley resume, em cerca de três minutos, a história do Médio Oriente. Muitos foram os impérios que gritaram ‘esta terra é minha’ e, em nome dela, mataram outros povos. Veja quem emerge no final como o verdadeiro senhor do Médio Oriente.

Num momento em que os confrontos entre Israel e milícias palestinianas têm aumentado de intensidade, a realizadora Nina Paley divulgou um cartoon, em vídeo, com a história do Médio Oriente.

Recuando ao homem das cavernas, Paley lista os vários impérios que já gritaram ‘esta terra é minha’, como evoca a música que serve de tema de fundo, ‘A Canção do Êxodo’.

Sumérios, cananitas, egípcios, assírios, israelitas, babilónios, macedónios, gregos, ptolomaicos, seleucidas, hebreus, macabitas, romanos, bizantinos, califas, árabes, cruzados, mamelucos, mamelucos egípcios, otomanos, britânicos, palestinianos, sionistas europeus, terroristas palestinianos (OLP, Hezbollah e Hamas) são os impérios e povos que, pelo menos uma vez, dominaram a região.

A animação termina, no apogeu do tema musical, com a emergência da única potência que realmente manda no Médio Oriente: o Anjo da Morte.

Veja a animação que o Globe Today elogia como “uma dos mais belas, brilhantes e fidedignas jamais feitas”:

{vimeo}50531435{/vimeo}

Em destaque

Subir