Fórmula 1

As escolhas de pneus no Grande Prémio da China

A Pirelli definiu as opções de pneus para a terceira prova do campeonato do mundo de Fórmula 1 tendo em mente as características da pista que a recebe no próximo fim-de-semana.

Pela terceira vez este ano os compostos serão o médio (banda branca) macio (amarela), super macio (vermelha) pensados para animar a prova, numa pista que é larga, rápida e com vários pontos de ultrapassagem.

Há variáveis a ter em conta no traçado de Xangai, nomeadamente as condições climatéricas imprevisíveis, pois pode estar frio ou calor, pode chover o fazer sol. O que tem sempre impacto sobre os pneus.

A granulação é muitas vezes um fator a considerar quando está frio, sobretudo nas primeiras sessões de treinos, além de que cerca de 80 por cento de uma volta é passada a descrever curvas. Isso significa que as cargas laterais sobre os pneus são um aspeto crucial a ter em conta.

Há curvas onde é despendida muita carga pois são um círculo completo, como as curva 1 e 13, que tem camber acentuado, e muitos pilotos procuram evitar patinar os pneus e com isso minimizar a degradação dos pneus traseiros.

Mesmo assim nota-se que pelas escolhas definidas pelos pilotos, descritas no quadro abaixo, há uma variedade de estratégias.

PneusGPchina2

Em destaque

Subir