Ciência

“As doenças dão muito mais votos e dinheiro do que a Saúde”

Manuel Sobrinho Simões, investigador, docente e patologista, é uma das figuras mais destacadas do país e do mundo na investigação médica e deixa algumas considerações sobre a condição da saúde atualmente.

Para Sobrinho Simões, a questão das doenças “suscita uma abordagem muito diferente de caso para caso, em grande parte porque as doenças dão muito mais votos e dinheiro do que a Saúde.”

O professor destaca também, por outro lado, que em Portugal se pedem quase como que “soluções mágicas” aos especialistas em saúde.

“Campeões do consumo de medicamentos e exames complementares”

“Penso que pedimos soluções quase-mágicas, em demasia, à medicina, à enfermagem, à fisioterapia”, referiu Sobrinho Simões, justificando que os portugueses são “campeões do consumo de medicamentos e de exames complementares”.

Ainda a respeito da saúde, Sobrinho Simões quis deixar também uma outra ideia relacionada com a forma de encarar as doenças e o extrato da conta bancária.

“Criou-se a ideia que ‘as coisas’ podem ser resolvidas, e resolvem temporariamente, doenças graves – geralmente em pessoas com muito dinheiro -, mas não nos levarão à imortalidade”, argumentou Manuel Sobrinho Simões, numa longa entrevista ao Diário de Notícias.

O especialista estabeleceu ainda a ideia de que o facto de a longevidade das pessoas ser cada vez maior, isso acarreta um desafio para a sociedade.

No entendimento de Sobrinho Simões, ao se “esticar a longevidade sem atender aos problemas criados por comorbilidades associadas à sobrevida de pessoas – muito – envelhecidas e cada vez mais doentes”, o desafio para a sociedade fica criado. E a sociedade acabará por pedir explicações à ciência.

Em destaque

Subir