Mundo

As doenças cardiovasculares matam 33 pessoas por minuto

atividadeDados revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de 17,5 milhões de mortes, por ano, de pessoas que sofreram doenças cardiovasculares. Um alerta que foi dado no Dia Mundial do Coração, mas que não se esgota nesta efeméride.

Qual é a principal causa de morte, em todo o mundo? As doenças cardiovasculares. A OMS alerta para as perdas humanas que se registam de forma negligente, quer pela adoção de hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo ou uma alimentação desregrada, quer pelo sedentarismo.

Todos os anos morrem 17,5 milhões de pessoas, em resultado de doenças cardiovasculares. Um número expressivo que deve ser salientado e ‘desmontado’: são 46 945 mortes por dia, 1998 por hora, 33 mortes por minuto.

Os números da OMS foram divulgados no Dia Mundial do Coração, que se assinalou nesta quinta-feira, mas não devem ser apenas salientados em efemérides.

A adoção de hábitos saudáveis, todos os dias, poderiam fazer descer esta média de mortes por problemas cardiovasculares.

Desde logo, cuidados na alimentação e combate ao sedentarismo. Mas há mais. Uma atitude preventiva, como controlo da tensão arterial e dos níveis de colesterol, também se aconselham.

Em 2015, mais de 17 milhões de pessoas (31 por cento dos óbitos) morreram por causa de uma doença cardiovascular. O cancro, no segundo lugar entre as causas de morte, foi responsável por ‘apenas’ 8,2 milhões de fatalidades.

Em termos individuais, seriam estes os cuidados a tomar. Mas não bastam, quando olhamos o mundo, com países onde faltam serviços básicos de saúde.

Aliás, a OMS alerta para o facto de 75 por cento dos óbitos se verificar em países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Outra percentagem a ter em consideração: oito em cada 10 mortos resultam de ataques cardíacos ou derrames cerebrais.

Entre os fatores de risco (do ponto de vista do comportamento individual), a OMS destaca os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Hipertensão, níveis de glicose desregulados, obesidade ou baixo peso são os efeitos daqueles erros potencialmente fatais.

Bastariam 30 minutos de atividade física diária para combater o sedentarismo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Bastaria melhorar a dieta (aumentar a quantidade de fruta e vegetais e reduzir o sal) para prevenir o problema.

As doenças cardiovasculares (incluindo cardiopatias e o acidente vascular cerebral) são já a principal causa de morte a nível mundial, quando bastam pequenas alterações para cuidarmos melhor do nosso coração, lembrando sempre que uma melhor saúde cardíaca traz melhor qualidade de vida.

O Dia Mundial do Coração passou, mas o nosso coração continua a bater, todos os dias. E por isso este texto não perde atualidade. Se serviu para alertar uma consciência, já valeu a pena escrevê-lo.

Em destaque

Subir