Nas Redes

As crianças nascidas em setembro tendem a ser mais inteligentes

Um estudo realizado nas Universidades de Toronto, Florida e Northwesten, nos Estados Unidos, analisou a forma como o mês de nascimento pode afetar o sucesso académico e conclui que as crianças nascidas em setembro tendem a ser mais inteligentes.

Setembro é o mês com maior número de nascimentos em Portugal. Talvez a inspiração surja no Natal, mas a verdade é que, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), desde há 16 anos que o maior número de nascimentos acontece ao nono mês do ano – com excepção de 2011.

Em média, a cada 100 nascimentos, 10 ocorrem em setembro. Imagine, agora, que as crianças que nascem neste mês são as mais inteligentes.

Efetivamente, segundo um estudo desenvolvido nas Universidades de Toronto, Florida e Northwesten, nos Estados Unidos, estas crianças tendem a ser mais inteligentes.

O objetivo deste estudo, chamado ‘Desenvolvimento Cognitivo e Idade de Introdução ao Ensino’, é perceber como o mês de nascimento afeta o sucesso académico, e outros fatores socioeconómicos – como a educação materna ou etnia – podem contribuir para a progressão da criança na escola.

Os investigadores recolheram e analisaram os dados de cerca de um milhão de estudantes de uma escola pública, na Florida, nascidos entre 1994 e 2000.

Apesar dos resultados obtidos mostrarem uma diferença mínima entre as notas médias dos alunos nascidos em agosto e setembro – cerca de 0,2 pontos – esse valor poderia representar um efeito significativo a longo prazo.

Além da melhoria a nível escolar e com progressão académica – a amostra diz que as crianças nascidas em setembro são mais propensas a frequentarem a universidade – o estudo diz também que quem nasce no nono mês do ano é menos propenso à detenção escolar, um dos castigos mais comuns nos Estados Unidos.

A pesquisa mostra ainda que a entrada na escola com uma idade avançada aumenta a possibilidade da obtenção de um grau académico e reduz a probabilidade de criminalidade na adolescência.

Em destaque

Subir