Mundo

As adolescentes no Japão são viciadas nos telemóveis

adolescente japao telemovelEm média, as adolescentes japonesas dedicam sete horas por dia aos telemóveis, sendo que há casos de jovens que utilizam o equipamento durante 15 diárias. Um estudo, da Digital Arts, revela ainda que os rapazes são muito mais comedidos na utilizam destes aparelhos.

Uma pesquisa da autoria da empresa Digital Arts revelou que as adolescentes japoneses são dependentes dos seus telemóveis, que lhes consomem, em média, sete horas diárias.

Há ainda casos mais extremos de dependência, que afetam 10 por cento das adolescentes que participaram no estudo: gastam 15 horas por dia com o equipamento.

Este exagerado número de horas que os telemóveis ‘exigem’ às adolescente não encontra eco no caso dos rapazes, bem mais comedidos. A média não ultrapassa as quatro horas diárias, de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Os telemóveis servem acima de tudo para aceder a redes sociais, ou para usar um espaço disponível no Japão, chamado ‘Line’, que permite trocar mensagens. Também os jogos geram dependência e, desse modo, excessos no uso dos telemóveis.

O trabalho da Digital Arts – que resulta de inquéritos realizados a 618 jovens de todo o país – apurou ainda que 96 por cento dos estudantes do ensino secundário japonês têm um telemóveis e que 60 por cento dos alunos do ensino básico também já o utilizam.

Em destaque

Subir