Nas Notícias

As abomináveis declarações de um cientista contra as mulheres

Tim_Hunt_Cientista_900

Chama-se Tim Hunt. Tem 72 anos e já ganhou um Nobel da Medicina. Os seus ideais sobre as mulheres cientistas, numa conferência na Coreia do Sul, provocaram espanto.

A comunidade científica (e não só) ficou boquiaberta com as palavras de Tim Hunt, durante uma conferência na Coreia do Sul, ontem.

O reputado cientista – galardoado com o Nobel da Medicina em 2001, pela descoberta das moléculas de proteína que controlam a divisão celular – defendeu a retirada das mulheres dos laboratórios, por considerar que estas provocam uma série de “problemas”.

E entre esses “problemas estão as paixões entre cientistas (culpa delas, diz Hunt). Estão também as distrações (culpa delas). E o facto de “chorarem” se forem criticadas. Eis Tim Hunt, em discurso direto:

“Deixem-me contar-vos os problemas com as mulheres. Sucedem três coisas, quando elas estão num laboratório: apaixonamo-nos por elas, elas apaixonam-se por nós e choram quando as criticam”.

As polémicas declarações do bioquímico britânico cairiam sempre mal. O problema agravou-se pelo facto de na plateia estarem precisamente mulheres cientistas.

Por outro lado, o facto de Tim Hunt ser um nome muito respeitado na comunidade científica dá uma dimensão superior às suas ideias.

Em resumo, reuniram-se todas as condições para que a polémica rebentasse, com as redes sociais a servirem de plataforma para uma onda de críticas ao cientista que, aparentemente, quer ver as mulheres longe dos laboratórios.

Connie Louis, professor de jornalismo da London’s City University, que participou também na conferência, testemunhou o episódio e revelou ao Independent que, antes destas palavras, Tim Hunt disse ser um “porco chauvinista”.

O professor de jornalismo notou também a reação das mulheres presentes, quando ouviram a intervenção do Nobel: “Estavam chocadas. Houve quem risse, quem pusesse as mãos na cabeça… Foi horrível”.

A resposta a esta mistura explosiva de palavras polémicas provocou uma reação da Royal Society – da qual Tim Hunt é membro, por curiosidade.

Na página oficial da Royal Society, pode ler-se um texto, com o título “A ciência precisa de mulheres”, onde a organização se afasta das palavras do reputado cientista.

Em destaque

Subir