Nas Notícias

Artistas promovem o Unfappening para cobrir fotos roubadas a celebridades

unfappening As vítimas do Fappening estão a receber o apoio de artistas de todo o mundo. O site Unfappening promove as imagens que tenham por base as fotos roubadas a várias celebridades, mas cuja nudez ou partes mais íntimas estejam cobertas de forma criativa.

A internet dá, a internet tira. Depois do Fappening, que colocou a circular várias dezenas de fotos de celebridades nuas ou em situações íntimas, surge o Unfappening: que, como o nome indica, é o contrário.

No site theunfappening.com vem a explicação sucinta do objetivo: “O Fappening aconteceu. Não podemos alterar isso. Mas podemos cobrir. É o mínimo que podemos fazer”.

A ideia é que as pessoas com criatividade e jeito para as artes peguem nas fotos polémicas e tapem a nudez, devolvendo alguma dignidade às vítimas do ataque às contas iCloud.

A participação é livre, pois cada pessoa pode ‘brincar’ sobre uma das imagens e enviar o resultado final para o site.

Apesar de ainda exibir pouca arte final (são cerca de 30 trabalhos), a iniciativa está a ter sucesso nas redes sociais: só no Facebook já foi partilhada por mais de 66 mil utilizadores.

A atriz Jennifer Lawrence foi a vítima mais mediática do Fappening, mas o fenómeno apanhou várias celebridades, como a modelo Kate Uptone, a socialite Kim Kardashian, a cantora Ariana Grande e a desportista Hope Solo.

A Apple, responsável pelo serviço Find My iPhone, atribuiu a culpa às próprias vítimas, argumentando que as senhas das contas tinham pouca força.

De acordo com a revista Wired, a empresa já corrigiu a alegada falha de segurança que permitiu aos hackers aceder às contas das celebridades online.

Em destaque

Subir