Mundo

Artista estampa papa Francisco como Super-Homem em camisolas (com foto)

Os grafittis de MauPal, um artista de rua, já tinham sido tido destaque em 2014 e 2016, quando pintou o papa Francisco como Super-Homem e como “homem de paz”, entretanto apagados. Desta vez, Mauro Pallota – nome de batismo do artista – quis ir mais longe e estampou o retrato do papa Francisco em t-shirts para vender. Parte do dinheiro será doado a obras pontificiais.

O primeiro retrato foi concebido em 2014 e o segundo dois anos mais tarde, numa fachada próxima da Basílica de São Pedro. As caricaturas foram rapidamente removidas pelos serviços de limpeza da cidade, mas os esboços foram mantidos e levaram MauPaul a dar-lhe nova vida.

“Fiz uma síntese gráfica de uma opinião espalhada pelo mundo sobre o papa, a de uma pessoa que tem muito poder, mas que também é humana e humilde”, explicou Mauro Pallota à AFP.

A t-shirt está à venda aqui e custa 19 euros. Parte das receitas será doada à Santa Sé, mas o artista não quis revelar o valor percentual dessa doação.

Em 2014, o grafitti de Mauro gerou alguma controvérsia uma vez que o retrato do papa enquanto Super Homem incomodou algumas pessoas. Apesar disso, o artista diz que 90 por cento das mensagens recebidas foram positivas, e que o próprio papa Francisco aprovou a sua ideia.

“Numa audiência de quarta-feira, presenteei-o com o desenho que fiz numa pequena tábua de madeira, um suporte que parece corresponder à sua filosofia. Olhou para mim, sorriu e beliscou afetuosamente a minha bochecha”, contou MauPal.

 

 

Em destaque

Subir