Cultura

Art’Imagem abre oficina de Sonoplastia e Dramaturgia Sonora

OSDS

O Teatro Art’Imagem vai promover, no âmbito da programação regular da Quinta da Caverneira (Maia), uma oficina de Sonoplastia e Dramaturgia Sonora, a começar já no dia 9 e a prolongar-se até 29 de junho.

Destinada a interessados em música e teatro em geral, a oficina propõe um espaço para a compreensão do som dentro do espetáculo, as suas funções em relação ao texto dito e às inúmeras maneiras em que se relaciona com a dramaturgia.

Analisar-se-ão diversos exemplos de banda sonora e desenho sonoro para teatro e cinema, visando compreender as opções do realizador e do compositor, e a partir daí será proposta a sonorização de cenas e textos literários.

“Num total de 16 sessões de duas horas, às segundas e quartas-feiras, partimos da relação entre som e memória, da relação afectiva com o nosso repertório pessoal e compartilhado, para o reconhecimento de procedimentos comuns utilizados tradicionalmente por realizadores e encenadores, desde os tradicionais efeitos radiofónicos, até algumas bandas sonoras mais experimentais e exemplos de desenho sonoro de ruídos. Num segundo momento, partimos para a experimentação prática a partir de um conto literário ou cena teatral, em que os participantes são convidados a propor sonorização original, visando a criação de uma peça de escuta, que pode vir a ser apresentada a público”, refere o texto de apresentação da oficina.

As aulas serão às segundas e quartas, das 19h00 às 21h00.

Em destaque

Subir