Economia

Arte de Andy Warhol resgata banco público na Alemanha

triple elvis Tal como Portugal ia vender obras de Miró para salvar o BPN, um dos estados da Alemanha vendeu duas obras de Andy Warhol para resgatar um banco público. Envolta em polémica, a venda de ‘Triple Elvis’ e ‘Four Marlons’ rendeu 121 milhões de euros.

As 85 obras de Miró que pertenciam à colecção do Banco Português de Negócios (BPN) não chegaram a ser vendidas, apesar da falência e posterior nacionalização do banco, mas o estado da Renânia Norte-Vestefália, na Alemanha, não teve problemas em leiloar duas obras de Andy Warhol.

Para resgatar um banco público, não especificado (mas que os analistas, citados pelo El Mundo, apontam ser o NRW Bank), o governo estadual aprovou a venda de ‘Triple Elvis’ e ‘Four Marlons’, duas obras de Andy Warhol que pertenciam à Wetspiel, uma rede de casinos.

Refira-se que o proprietário da Wetspiel é o NRW Bank, o banco público que colocou as duas obras em leilão, através da Christies.

Apesar da polémica, com as principais autoridades culturais da Renânia Norte-Vestefália a criticarem a operação, o leilão rendeu 121 milhões de euros, que servirão (diz o El Mundo) para resgatar um banco público.

O ‘Triple Elvis’  foi vendido por 65,8 milhões de euros, enquanto o leilão pelo ‘Four Marlons’ terminou com uma venda por 55,9 milhões de euros.

A Wetspiel tinha por objectivo receber 100 milhões de euros, de forma a pagar os cerca de 80 milhões que deve ao banco e para poder sanear as contas da empresa.

Refira-se que o ministro das Finanças regional que aprovou a venda das obras de arte de Warhol, Norbert Walter-Borjans, é também membro do conselho de administração do NRW Bank.

Ao explicar a operação perante o Parlamento regional, Walter-Borjans afirmou ser “a solução correta” para o problema do banco e sustentou que não necessita de receber uma autorização por parte do Governo federal da Alemanha.

Em destaque

Subir