Nas Notícias

Arte antiga: Quando as ruas de Lisboa ‘são’ o Museu

mnaa coming out

O Museu Nacional de Arte Antiga adotou uma prática comum a nível internacional e pôs os quadros na rua. Quem passar por algumas zonas nobres de Lisboa pode ver as reproduções de alta qualidade de 31 telas, no âmbito da exposição ‘ComingOut’.

A arte saiu à rua num dia assim. Em zonas nobres de Lisboa, como o Chiado, o Bairro Alto e o Príncipe Real, estão em exposição 31 obras da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga.

A instituição trouxe para Portugal uma prática que já é comum nos grandes museus mundiais: assinar um protocolo com uma empresa privada (neste caso, a HP Portugal) para criar uma ‘galeria de rua’, levando a arte a quem ‘vive’ a cidade.

Ao todo, o projeto ‘ComingOut. E se o Museu saísse à rua?’ exibe 31 reproduções, de alta qualidade, de obras da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, que ficarão patentes até Janeiro do próximo ano.

Para facilitar a vida aos lisboetas e (sobretudo) aos turistas, estão a ser distribuídos mapas que indicam com precisão os locais onde decorre a exposição.

As telas são exibidas tal e qual como num museu: “Em escala real e providos de molduras em madeira e tabelas”, segundo um comunicado do Museu Nacional de Arte Antiga.

Em destaque

Subir