Cultura

Arrifana Sunsetfest cumpre sétima edição

Arrifana Sunsetfest decorre no Porto dos Pescadores da Praia da Arrifana (Aljezur), no dia 31 de julho, a partir das 19h00. O festival de verão promete momentos inesquecíveis, associando o tradicional ao moderno, num espírito saudável, do reggae ao hip-hop, passando pelo rock e pela música eletrónica. 

O ar da praia e o calor da localidade escolhida traduzem-se nas bandas que estarão presentes no local e que, num só espaço, vão unir as músicas quentes, os sons totalmente ecléticos: reggae, rock, hip-hop, funk, ska, e eletrónica.

O cartaz do festival já está fechado e será anunciado brevemente, bem como as surpresas preparadas para este ano, em que as portas do recinto abrirão mais cedo para uma WelcomeSunsetParty.

Nesta edição do Arrifana Sunsetfest, o espírito mantém-se e quer-se, por isso, que o impacto junto da comunidade seja muito positivo, à luz do que aconteceu nos anos anteriores. Numa zona de enorme sensibilidade ambiental, para os organizadores é fundamental dar continuidade às iniciativas que ali começaram e vingaram.

Assim, mais uma vez este ano a festa terá uma grande componente ecológica que pretende manter o espaço limpo, e alertar para a responsabilidade ambiental, sendo levadas a cabo uma série de ações paralelas com os próprios artistas.

Sobre o Arrifana Sunsetfest

Este festival surgiu de uma tentativa de aproveitamento do material de uma comemoração anual praticada pelos pescadores locais, em 2005. Três amigos propuseram à Câmara Municipal de Aljezur a ideia de usufruir do palco que tardava em ser desmontado. E em menos de dois dias, com apenas uma máquina de imperial, uma banda e meia dúzia de curiosos (incluindo os pescadores locais), nasceu o primeiro Arrifana Sunsetfest.

No segundo ano a ideia prevalecia. Depois de discutidas as necessárias diligências junto das autoridades competentes e a aprovação do presidente da associação dos pescadores, esta ideia voltou a ganhar vida.

No entanto, os custos e as responsabilidades multiplicaram-se. Em 2006 o festival contou com a presença de bandas como os Kussondolola e os Oioai e acolheu cerca de 500 espectadores.

Já em 2007, a terceira edição apresentou bandas como Oioai, Quaiss Kitir, Bird, No Joke Soundsystem, Bob Figurante, Toby One, Evil Mariachi, França e Sensi e contou com a presença de 800 pessoas. Todas as edições seguintes contaram com cartazes apelativos e já chegaram às 1500 pessoas.

Em destaque

Subir