Motociclismo

Arranque positivo para Ivo Lopes e BMW Motorrad Eni

O Campeonato Nacional de Velocidade 2020 arrancou definitivamente este fim-de-semana no Circuito do Estoril, que recebeu a primeira prova do ano num evento pautado pelo cumprimento e respeito das normas impostas pela organização, em benefício de todos os presentes. A equipa BMW Motorrad Eni teve também a chance de estrear a nova versão do modelo S 1000 RR da marca alemã, subindo ao pódio na segunda posição da corrida 2 das Superbike.

O início do CNV Moto 2020 teve também outra surpresa, a presença em pista de Miguel Oliveira que aproveitou a paragem forçada do Mundial de MotoGP para rodar junto da “caravana” nacional, não descartando a oportunidade de participar nas duas corridas de Superbike programadas para Sábado e Domingo. Um factor que motivou Ivo Lopes na luta pela obtenção de tempos mais rápidos. Lopes viria mesmo a bater o seu recorde pessoal ao longo do fim-de-semana, com a particularidade de o ter feito já com a nova BMW.

A moto com o número 75 e com as cores da BMW Motorrad Portugal e Eni ocupou a segunda posição da grelha de partida no arranque das duas corridas, após a boa prestação do piloto da Amadora na sessão de qualificação. Depois de um arranque disputado e desde a primeira volta, Ivo seguia no encalço de Miguel Oliveira, com ambos os pilotos a imprimirem um andamento muito forte e superior aos restantes, ainda nas voltas iniciais.

Mas, seria sol de pouca dura para Ivo e a sua S 1000 RR, que sofreram uma aparatosa queda na quarta passagem pela rápida curva 2 do traçado do Estoril. Lopes sofreu alguns danos físicos na perna esquerda e a moto teve de passar por uma grande intervenção para poder estar presente na grelha do último dia de prova. Com piloto e moto recuperados, a estratégia teve obrigatoriamente de ser diferente.

Ivo optou por manter um ritmo constante sem ter de tomar riscos desnecessários, lutando para reduzir ao máximo a vantagem pontual do seu mais directo adversário no campeonato, Pedro Nuno, que foi segundo classificado no Sábado e terceiro no Domingo. Oliveira, viria a repetir o desempenho da primeira corrida, vencendo igualmente a última prova de SBK no fim-de-semana, seguido de Ivo Lopes que marcou a primeira presença num pódio desta temporada, após o desaire da corrida de Sábado.

“Depois do azar de sábado, nesta segunda corrida fui mais cauteloso e conseguimos o segundo lugar, o que me deixa muito contente. Foi um fim-de-semana bom, embora um pouco difícil em alguns momentos. Voltei a melhorar o meu tempo no Estoril, com a moto nova! Acho também que o ambiente neste campeonato esteve um pouco estranho. Tivemos a oportunidade de ter um piloto de MotoGP a correr connosco e sinto que muitas pessoas o criticaram. O Miguel pagou inscrição e tem a sua licença desportiva como nós, por isso tem todo o direito de andar e participar onde bem entender”, afirmou o piloto.

“Quero agradecer-lhe pela chance que tive de melhorar, desfrutando das oportunidades para o seguir em pista. Evoluí bastante e nós, se queremos ser bons pilotos e mais rápidos, então temos de aproveitar e evoluir com os melhores. O que eu tirei destes dias, foi isso mesmo. Consegui ter a capacidade de rodar várias voltas com ele, algo que não é fácil e só está ao alcance de quem consegue. Por isso, quero dar os parabéns ao Miguel pelas duas vitórias e uma vez mais agradecer pelo fim-de-semana que me proporcionou, de poder aprender e evoluir”, concluiu.

Em destaque

Subir