Motociclismo

Arranque pleno de recordes do 19º Portugal de Lés-a-Lés

Já está na estrada a 19ª edição do Portuga de Lés-a-Lés, que promete ser a mais emocionante de sempre. Para já é recordista em termos de participantes com mais de 1800 motociclistas em 1650 que, ao longo de quatro dias, vão cumprir 1164 quilómetros na ligação de Vila Pouca de Aguiar até Faro.

Em ano de estreia de novo formato o evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal tem três etapas com paragens no Fundão e Elvas.

Em ano o mais extenso Passeio de Abertura, espécie de prólogo à descoberta do concelho aguiarense, mas também uma marca digna de figurar no Guiness Book of Records, com todos os participantes a colaborarem no Arrastão da Grande Pedra, deslocando bloco de granito com mais de 12 toneladas (mais precisamente 12 980 kg) ao longo de 250 metros no troço da mítica Estrada Nacional 2, em pleno coração de Vila Pouca de Aguiar.Estrada-património que será utlizada por várias vezes ao longo deste Lés-a-Lés.

Via estruturante que atravessa todo o País, com 738,5 km entre Chaves e Faro, e que contribuiu para a espetacularidade do Passeio de Abertura, realizado após as mais rápidas e eficazes verificações técnicas de sempre, com 94 quilómetros de extensão ‘Pela Capital do Granito’. Mas também do ouro, dos castanheiros, das paisagens deslumbrantes e dos mais surpreendentes recantos.

Périplo concelhio que permitiu apreciar paisagens serranas desde o altaneiro Castelo de Aguiar de Pena; desfrutar da frescura de jovens carvalhais e soutos onde seculares castanheiros convivem com árvores bem mais recentes, sinal inequívoco da luta contra a desertificação da região transmontana. E deitar um olhar para a vista ímpar sobre a serra do Barroso e o Vale do Tâmega ou a passagem pelo verdejante Parque das Pedras Salgadas, onde árvores seculares faziam as delícias do Rei D. Carlos e da Rainha Dona Amélia.

Passagens oxigenantes também no Parque de Lazer da Lagoa do Alvão, com os primeiros mergulhos na pequena represa conhecida por barragem da Falperra. Pérola descoberta num dia em que o ouro ‘marcou presença’, com visitas às minas auríferas de Trêsminas, exploradas desde o tempo dos romanos com túneis escavados há mais de dois mil anos, ou à zona de Jales onde são ainda visíveis infraestruturas de exploração do subsolo, agora rendidas à maior rentabilidade da extração das mais diversas qualidades de granito, do “Amarelo” ao “Cinza Telões”.

Incapazes de passar despercebidos também os gigantescos castanheiros como o de Vales, com tronco de 14,4 metros de diâmetro, mas também as primeiras marcas históricas, do abandonado Hotel Universal, nas Pedras Salgadas, até à Igreja de Santa Eulália, de exuberante interior barroco, na aldeia de Pensalves, ou a Igreja Românica de S. Martinho, oferecedora de arquitectura singela e vista muito bonita sobre Pedras Salgadas.

Em destaque

Subir