Nas Notícias

Arranca hoje julgamento de tráfico de mulheres para exploração sexual

juizUm ano depois de ser desmantelada a rede de tráfico de mulheres, o julgamento vai arrancar, hoje, em Albufeira. No banco dos réus, 14 traficantes respondem por mais de meia centena de crimes, quase todos cometidos nas zonas do Algarve e de Aveiro. Os acusados respondem por tráfico de seres humanos (alguns dos quais menores), entre outros crimes.

O Tribunal de Albufeira acolhe hoje a primeira sessão do julgamento de 14 acusados de diversos crimes (mais de 50, no total), mais de um ano depois de ter sido desmantelada uma rede que traficava seres humanos, para fins de prostituição.

Os 14 acusados – cinco dos quais mantiveram-se em prisão preventiva – sentam-se a partir desta segunda-feira no banco dos réus, para responder por crimes de tráfico de seres humanos, exploração sexual, lenocínio, tráfico de droga e posse de armas, entre outros.

A rede internacional começou por operar no Algarve, mas estendeu-se para Aveiro. As mulheres (algumas das quais menores de idade) alegadamente seriam traficadas para Portugal – primeiro, no Algarve e depois para a região de Aveiro. Eram colocadas nas estradas e tinham de se prostituir, sob pena de serem sujeitas as maus-tratos.

As vítimas eram sujeitas a agressões de forma reiterada. Os traficantes obrigavam-nas também, a consumir estupefacientes, para que conseguissem submissão das mulheres, num negócio que envolvia ainda a criação de documentação falsa.

Em fevereiro de 2011 a rede foi desmantelada, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, sendo que 13 meses depois tem início o julgamento, em Albufeira. Os acusados estavam sujeitos a medidas de coação que variam entre a prisão preventiva (cinco dos 14), liberdade sob caução e termo de identidade e residência.

Em destaque

Subir