Tecnologia

Arquivo da Internet atinge os 10 mil milhões de gigas

internet archive 1Organização confirmou ter chegado aos 10 petabytes de dados guardados. Arquivo deve continuar a crescer cada vez mais rápido nos próximos anos.

O Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco, EUA, confirmou esta semana ter atingido 10 petabytes de dados guardados. Se preferir, são 10 mil milhões de gigabytes, ou 10000000000000000 bytes.

Criado em 1996 por Brewster Kahle, o Internet Archive procura imortalizar toda a história da rede que mudou o mundo, guardando informação em texto, em áudio e em vídeo. A organização disponibiliza online, para todos os utilizadores, a WayBack Machine, um serviço que permite a qualquer pessoa ver como era determinado site há 10 ou 15 anos atrás. Visite aqui.

Os números impressionam. Contudo, o Internet Archive não deve precisar de tanto tempo para conseguir armazenar outros 10 petabytes. Isto porque a utilização da Internet está a crescer a um ritmo supersónico.

Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística, publicado em finais de 2011, cerca de 55 por cento dos portugueses acedem à Internet. Entre 2002 e 2011, registou-se um aumento de utilização de cerca de 13 por cento ao ano.

Embora seja o maior veículo de informação atual, existem também inúmeros perigos ao utilizar a rede. Segundo uma investigação da Bitdefender, empresa especializada em segurança informática, por segundo, circulam dois milhões de mensagens com spam na Internet (saiba mais aqui).

Outro dos problemas reais dos dias de hoje é a cópia e o plágio. Segundo um estudo do site All Twitter, dentro de dois anos, apenas 37 por cento do que está publicado online é conteúdo original (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir