Tecnologia

Armazenamento: Microsoft deteta abusos no OneDrive e impõe limites

limitaçao_onedrive_microsoft

A Microsoft vai, em 2016, suspender o armazenamento ilimitado no OneDrive a que alguns utilizadores tinham acesso, como os assinantes do Office 365, por exemplo.

Em causa, e segundo a marca de Redmond, está o ‘abuso’ de alguns utilizadores na forma de utilização deste espaço ‘ilimitado’ na cloud da Microsoft.

A marca alega que alguns utilizadores estão a usar esse espaço de forma descontrolada e para partilhar ficheiros ilegais. A marca aponta o dedo, principalmente, a estudantes, os que usam a versão Office 365 Estudante.

Num comunicado oficial disponibilizado pela empresa é relatado o porque desta tomada de posição.

“Desde que começamos a permitir armazenamento gratuito em nuvem para clientes do Office 365, um pequeno número de utilizadores fez backup de vários computadores pessoais e guardou coleções inteiras de filmes e gravações Vídeo” que “Em alguns casos, isso excedeu 75 TB por utilizador ou 14.000 vezes em média.”

Tomada esta decisão, todos estes utilizadores, a partir do próximo ano, contarão apenas com um máximo de 1TB de armazenamento, para utilizadores assinantes e os planos de 100 de 200GB deixam de existir de forma gratuita, sendo cobrado o preço devido por cada pacote.

Os utilizadores do Windows Phone, e por causa deste abuso, vão também sair penalizados. Dos atuais 15GB disponibilizados atualmente mais a opção ‘Backup Automático’ que dava mais 15GB deixam de existir, passando para 5GB apenas e desaparecendo o Backup Automático.

Todos os utilizadores serão notificados para guardar todos os seus dados e se adaptarem às novas regras impostas pela Microsoft.

Se por um lado a marca tem alguma razão, devido ao uso abusivo da plataforma, por outro, muitos utilizadores, como os da plataforma móvel da marca (Windows Phone) vão sair claramente prejudicados, tal é a limitação de espaço para backup. Falaremos mais acerca disso num próximo artigo.

 

Em destaque

Subir