Motores

Armando Parente e Pedro Salvador dividem vitórias em Braga

O arranque do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos foi em Braga foi marcado pelos triunfos de Armando Parente na primeira corrida e de Pedro Salvador na segunda.

Não foram muitos os carros TCR que marcaram presença no Circuito Vasco Sameiro, mas esta jornada inaugural da temporada 2018 valeu pela qualidade do pelotão e também pela animação de ambos os confrontos.

Armando Parente, aos comandos do Volkswagen Golf Gti, impôs-se na primeira corrida do programa após uma boa partida, evitando a uma colisão que de uma assentada ‘arrumou’ da luta pelas posições cimeiras o Seat Cupra Leon de Francisco Mora e o Peugeot 308 de Francisco Mora, ainda que o piloto do Porto tenha prosseguido muito atrasado.

Deste desentendimento se aproveitou Pedro Salvador para subir à segunda posição, em que viria a terminar, com Francisco Carvalho a completar o primeiro pódio da época, cortando a meta no terceiro posto na estreia aos comandos do Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport.

Salvador viria a ser o que mais motivos teve para sorrir no segundo confronto do dia. Bem adaptado à condução do seu Cupra TCR o piloto de Chaves aguentou bem a pressão de Rafael Lobato, que tripulou o Peugeot 308 TCR guiado por Abreu na corrida inicial.

Na segunda fase da prova Pedro Salvador geriu a sua vantagem sobre o piloto de Vila Real, numa corrida para a qual Francisco Mora teve de largar do final da grelha, devido a uma penalização por ter retirado o seu carro do parque fechado antes do tempo previsto.

Lobato, que partiu da ‘pole position’, teve de se contentar com o segundo o posto dos TCR, à frente de Mora, ainda que na pista o segundo a cortar a meta tenha sido o Nissan GT-R de José Correia, vencedor entre os Supercar. Isto depois de na primeira corrida esta categoria ter sido ganha por Joaquim Santos.

Classificação

Corrida 1

1º Armando Parente (Volkswagen) 15 voltas

2º Pedro Salvador (Cupra) + 1,188s

3º Francisco Carvalho (Audi) + 2,141s

4º Gustavo Moura (Audi) + 4,745s

5º Francisco Abreu (Peugeot) 5,085s

Corrida 2

1º Pedro Salvador (Cupra) 18 voltas

2º José Correia (Nissan) + 3,183s

3º Rafael Lobato (Peugeot) + 11,504s

4º Francisco Mora (Cupra) + 22,896s

5º Daniel Teixeira (Seat) + 23,432s

Em destaque

Subir