TV

Arcos de Valdevez promove Sistelo com vídeo de beleza única

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em parceria com a Junta de Freguesia de Sistelo, publicou um vídeo de suporte à classificação como Paisagem Cultural. Com esta classificação pretende-se identificar, proteger, e valorizar um património português, de rara beleza. Veja as imagens.

O vídeo resulta de uma parceria do município de Arcos de Valdevez, da Junta de Freguesia de Sistelo e da organização não-governamental ‘Loving the Planet’. Conta com a inconfundível voz de Eduardo Rêgo, locutor de documentários BBC, RTP e SIC.

Este registo enaltece a história dos socalcos de produção agrícola de Sistelo, moldados pelas gentes, realçados e coloridos pelos costumes.

A área agora considerada para classificação como Paisagem Cultural abrange um alargado espaço de inigualável qualidade ambiental e natural – vizinho do único Parque Nacional português (Peneda-Gerês), mas também portador de um notável património etnográfico e histórico, marcado por centenas de anos de ocupação humana que moldaram a paisagem.

Com esta classificação pretende-se identificar, proteger, e valorizar um património nacional único.

O vídeo é mais um contributo para a promoção e divulgação deste “bibelô profusamente colorido, com tons de verde mesclado sobre as encostas da Peneda” e “Pérola da paisagem” como refere Eduardo Rêgo.

Veja as imagens que mostram mais um pedaço de Portugal de beleza única.

Em destaque

Subir