Nas Notícias

Ar esconde fumo dos incêndios com efeitos nefastos mesmo para pessoas saudáveis

exerciseDe acordo com uma especialista, os efeitos do fumo dos incêndios na saúde podem traduzir-se em dores de cabeça ou simples picadas nos olhos. As pessoas que padeçam de doenças respiratórias e os bombeiros são mais vulneráveis. No entanto, os efeitos da poluição também se fazem sentir nas pessoas mais saudáveis.

A pneumologista Cecília Longo alerta que o fumo provocado pelos incêndios não é inofensivo e que a exposição ao mesmo pode provocar problemas graves, sobretudo nas pessoas que padeçam de doenças respiratórias.

Em declarações à agência Lusa, Cecília Longo revela que os sintomas podem passar por simples dores de cabeça, ou a problemas de visão, bem como pequenas picadas nos olhos de quem se expõe ao fumo dos incêndios.

Cecília Longo dedicou anos da sua carreira a analisar os malefícios do fumo dos incêndios na saúde. Apesar de os sintomas serem pouco expressivos e passageiros, esta exposição deve suscitar cuidados.

Na sua pesquisa, concluiu que o recurso às urgências, a consultas externas e os internamentos são cada vez mais comuns. Para evitar agravar doenças ou padecer destes sintomas, a pneumologista aconselha evitar prática de desporto junto a zonas poluídas. As pessoas com doenças do foro respiratório são, naturalmente, mais vulneráveis. No entanto, a população saudável também pode sofrer os efeitos destes desastres ambientais.

Os bombeiros devem ter cuidados redobrados, uma vez que essa atividade pode suscitar problemas respiratórios, a longo prazo. Também a população que sofra de doenças pulmonares pode ver a saúde agravada.

Entretanto, a Agência Portuguesa do Ambiente revela que acompanha a qualidade do ar de forma recorrente e que divulga informação relevante sobre os níveis de poluição, em todas as regiões.

Os incêndios continuam a ‘devorar’ floresta, em Portugal, já provocaram mortos, neste verão, e devem suscitar preocupações, não apenas no seu combate, mas na proteção da saúde.

Em destaque

Subir