Fórmula 1

Aquisição da Lotus pela Renault já estará consumada

RenaultLotus115

Tudo indica que a propalada aquisição da equipa Lotus de Fórmula 1 por parte da Renault já estará consumada. O negócio terá sido concluído durante o fim-de-semana do Grande Prémio do Abu Dhabi.Ao que tudo indica foi encontrada uma solução de compromisso após reuniões entre o ‘patrão’ da F1, Bernie Ecclestone, e o presidente da Renault Sport, Jerôme Stoll.

Em causa estava a parte do ‘bolo’ de receitas que normalmente a Fórmula 1 distribuiu entre as equipas que participam no campeonato do mundo. Um acordo que foi sendo ‘cozinhado’ por Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renualt, junto de Ecclestone.

Tudo isto significa que a marca do losango voltará a ter uma equipa no ‘Grande Circo’ cinco anos depois de ter saído da disciplina como fabricante de monolugares, remetendo-se apenas a papel de fornecedor de motores.

Matthew Carter mostrou-se satisfeito com este desfecho, tendo uma palavra para o antigo dono da sua equipa: “Com todos os seus defeitos, e muita gente tem muito a dizer à forma como a Genii dirigiu a Lotus, eles investiram muito dinheiro na fábrica”.

RenaultLotus215

“Desde que a Renault vendeu a equipa o túnel de vento foi muito melhorado. Há agora um simulador para os pilotos, enquanto outras áreas da fábrica foram melhoradas. Tudo isso foi antes de eu chegar”, destacou o diretor da Lotus.

“Desde que cheguei, do ponto de vista financeiro foi um enorme desafio – sobretudo os últimos meses – e conseguimos deixar tudo num estado bastante bom. Sempre tentámos encarar as coisas de ambas as perspetivas, desportiva e financeira, e parece que este é um bom negócio desde o primeiro dia”, sublinhou Carter.

Em destaque

Subir