Nas Notícias

Aquecer ovos cozidos no microondas é um enorme perigo

Se costuma usar o microondas para aquecer ovos cozidos vai deixar de o fazer. Dois cientistas provaram que a maioria explode, o que pode provocar queimaduras muito graves na boca, como aconteceu a um cliente de um restaurante.

O ponto de partida para este invulgar estudo científico foi precisamente o processo legal aberto por esse cliente, que processou um restaurante de San Francisco (EUA) depois de ter ficado com queimaduras ao comer um ovo cozido que tinha sido aquecido no microondas.

Anthony Nash e Lauren von Blohn realizaram várias experiências e concluíram que, quando um ovo cozido é aquecido no microondas durante três minutos, dentro de um recipiente com água, tem tendência a explodir.

Só 30 por centos dos ovos cozidos não explodiram durante a fase de aquecimento: no entanto, explodiram assim que foram atingidos por um objeto pontiagudo (como uma faca).

As medições, feitas com termómetros, demonstraram ainda que a gema atingiu “uma temperatura substancialmente superior” à da água em que os ovos tinham sido aquecidos.

Mas as queimaduras não são o único risco para a saúde.

A explosão provoca um som que atinge entre 86 a 133 decibéis, o que pode provocar lesões nos ouvidos. É um risco diminuto, dada a brevidade do som, mas que existe.

A hipótese da explosão provocar lesões auditivas “é como jogar à roleta russa com ovos”, gracejaram os cientistas.

Em destaque

Subir