Nas Notícias

Aprovada videovigilância à casa particular de Marcelo

A casa particular do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai em breve ser vigiada por duas câmeras de vigilância, depois da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter autorizado a instalação das mesmas.

O parecer da CNPD foi solicitado pelo gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, avança o Público.

“Atentos os fundamentos justificativos da necessidade e da conveniência da instalação do sistema de videovigilância (…) e atentos os interesses de tutela da segurança operacional, técnica e táctica” da residência particular do chefe de Estado, em Cascais, “a CNPD entende que a instalação e utilização do sistema de videovigilância se mostra adequada, necessária, e proporcional”, refere o documento.

De acordo com o parecer, a PSP manifestou preocupações quanto à possibilidade de “intrusão nos domicílios vizinhos” como forma de acesso à casa de Marcelo.

A polícia solicitou então ao Ministério da Administração Interna que aprovasse a instalação de duas câmeras, mas era indispensável a luz verde da CNPD.

As câmeras vão registar apenas imagens, não podendo captar som.

A residência particular do Presidente é vigiada no local por elementos da Divisão de Segurança a Instalações da PSP, que dispõem de uma guarita junto à fachada principal do edifício, mandada construir pela Câmara de Cascais.

Em destaque

Subir