Vai entrar em circulação uma nova nota, de cinco euros, apresentada hoje pelo Banco de Portugal. É a primeira nova série criada nos países da Zona Euro. Trata-se da primeira nova série de uma nota, desde que foi criada a moeda única.
A cerimónia de apresentação da nota de cinco euros decorre nesta segunda-feira, em Lisboa, presidida por Carlos Costa, o governador do Banco de Portugal.
Trata-se da primeira nova série de uma nota, desde que foi criada a moeda única. A partir da próxima quinta-feira, nos 17 países que fazem parte da Zona Euro, entra em circulação a nota de cinco euros.
Além da apresentação da nova nota, será cortada a fita de uma exposição que aborda essa mesma série. A mostra estará aberta ao público até ao próximo dia 10 de maio, na antiga Igreja de São Julião.
A nova nota de cinco euros foi mostrada aos países que partilham a moeda pelo presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi. Durante os próximos anos, as restantes notas de euro – desde os 10 aos 500 euros – também terão novas séries em circulação. A próxima será precisamente a de 10 euros.
A troca de séries será feita de forma gradual, tal como sucedeu com a recolha do escudo, em Portugal. As duas séries vão permanecer em circulação simultaneamente, mas o Banco de Portugal irá proceder à recolha da primeira série.
As novas notas apresentam não só uma nova imagem, mas estarão preparadas para combater um fenómeno que tem registado um aumento, nos últimos tempos: a falsificação. Novos elementos dificultam a contrafacção da moeda única.
O euro – moeda oficial de 17 dos 27 países da União Europeia – existe na forma de notas e moedas desde 1 de janeiro de 2002, e como moeda escritural desde o dia 1 de janeiro de 1999.