Tecnologia

Apple: Siri tem vindo a perder pedidos dos utilizadores

siri_1Software assistente do utilizador tem vindo a perder relevância no sistema da Apple. Estudo norte-americano revela que Siri apenas é utilizado em média uma vez por mês no novo iPhone 4S.

Chama-se Siri e foi uma das principais novidades aquando do lançamento do iPhone 4S. O assistente pessoal, que ajuda o utilizador a fazer quase tudo, foi visto inicialmente como algo nunca antes disponibilizado para os utilizadores dos smartphones. Porém, um estudo norte-americano revela agora que a aplicação tem vindo a perder importância no sistema da Apple.

A investigação foi levada a cabo pela Parks Associates, que analisou as rotinas de quase 500 utilizadores do iPhone 4S. Segundo o Wall Street Journal, que se baseia nessa mesma investigação, há uma percentagem enorme de pessoas que apenas utilizam o Siri uma vez por mês, cerca de 87 por cento dos entrevistados.

O mesmo estudo indica ainda que, entre aqueles que utilizam, a aplicação da Apple não é olhada como uma forma inteligente de ajuda, mas sim como um simples assistente rápido para uma determinada tarefa. Mais de três em cada dez pessoas utiliza o Siri para fazer chamadas, escrever mensagens de texto, ou ligar à Internet, pouco mais.

Contudo, há boas notícias para Apple, visto que mais de metade dos entrevistados diz estar satisfeito com o programa da empresa da maçã.

Mas há quem esteja também desagradado ao extremo. Um norte-americano processou na semana passada a Apple por publicidade enganosa do sistema Siri. Segundo Frank Fazio, os anúncios mostram uma aplicação rápida e eficaz, o que não acontece na realidade.

À margem das críticas, a Apple continuará ao que tudo indica a incorporar o Siri no seu smartphone. A próxima versão, o iPhone 5, deverá ser lançado em setembro ou outubro deste ano. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir