Tecnologia

Apple paga 900 mil euros por prejudicar consumidores italianos

apple_2Em causa está um mau serviço prestado relativo a serviços de assistência técnica e garantia, que segundo a lei italiana, deverá abranger 24 meses. Companhia norte-americana terá agora de pagar duas multas.

400 e 500 mil euros, são os valores das duas multas aplicadas pela Autoridade da Concorrência e Mercado de Itália à Apple, gigante do mundo tecnológico.

Tudo isto porque a companhia norte-americana, a partir das três empresas presentes naquele país, Apple Sales International, Apple Itália e Apple Retail Itália, terá lesado alguns consumidores na altura de prestar serviços de assistência técnica. Os clientes foram ao que tudo indica obrigados a pagar um serviço que deveria ser gratuito.

Em Itália, assim como em Portugal, as empresas vendedoras de aparelhos eletrónicos são obrigadas por lei a prestar uma garantia de dois anos, legislação que não terá sido aplicada pelas três empresas italianas da gigante norte-americana.

Agora, as três companhias têm um total de 900 mil euros de multa para pagar.

A Autoridade da Concorrência e Mercado de Itália justifica a condenação por “práticas comerciais incorretas”.

A notícia surge poucos dias depois da companhia criadora do iPhone ter pedido registos para duas patentes, de forma a produzir uma nova tecnologia de baterias que podem aguentar semanas sem necessidade de carregamento. Veja mais aqui.

De referir também que, na semana passada, uma explosão na China, onde ficaram feridos 61 pessoas, deu eco às críticas feitas à Apple por alegadas facilidades na seguranças dos trabalhadores. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir