Tecnologia

Apple está a usar patentes da Nokia e não quer pagar por isso

As guerras de patentes entre fabricantes é comum, sendo que nos dispositivos móveis essa guerra é mais visível e frequente. Se até agora era a Apple a acusar várias marcas, entre elas a Samsung, agora é a vez de a Apple sofrer essa acusação.

Desta feita, a acusação parte da finlandesa, Nokia, que acusa a Apple de estar a usar muitas patentes suas e de não querer pagar pelas mesmas. O uso destas patentes já é antigo, mas como a marca de Cupertino nunca pagou por elas, a queixa só agora entrou na justiça.

Num comunicado, a Nokia explicou o porque desta tomada de posição, onde afirma que muitas das suas patentes estão a ser usadas nos dispositivos da Apple, não estando a marca a ser ressarcida por isso.

“Através de nosso investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, a Nokia tem criado ou contribuiu para muitas das tecnologias fundamentais usadas em dispositivos móveis de hoje, incluindo produtos da Apple. Após vários anos de negociações para tentar chegar a um acordo para cobrir o recurso da Apple a essas patentes, estamos agora a agir para defender nossos direitos.”

Segundo a Nokia, este assunto arrasta-se desde 2011, altura em que a Apple terá acordado pagar à Nokia pela utilização de 32 das suas patentes utilizadas. No entanto, o acordo foi inútil, uma vez que a Apple, desde essa data, não pagou o que quer que seja pelo uso dessas patentes.

Em causa estão patentes relacionadas com chipsets de codificação de vídeo, ecrãs e interfaces, avança a Nokia. Parece que os papeis se inverteram, passando agora a Apple a ser o “patinha feio” da tecnologia, ao usar patentes de terceiros e não querer pagar pelas mesmas.

Em destaque

Subir