Tecnologia

Apple: Documento de fundação vendido em leilão por 1,6 milhões

apple_1Documento assinado por Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak tinha uma base de licitação inicial de cerca de 100 mil dólares e foi vendido por um valor 16 vezes superior a um empresário mexicano.

O documento que deu origem à fundação da Apple, assinado por Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak, a 1 de abril de 1976, foram vendidos esta semana em leilão por cerca de 1,6 milhões de dólares. O comprador é Eduardo Cisneros, um empresário mexicano.

A empresa Sotherby’s, responsável pelo leilão, iniciou a venda do documento com um base de licitação na ordem dos 100 mil dólares. Desta forma, as expectativas e previsões foram largamente ultrapassadas.

Segundo a leiloeira, a sociedade na Apple era na altura dividida em três partes. Steve Jobs e e Steve Wozniak ficarão com 45 por cento da empresa cada. Os restantes 10 eram a parte de Ronald Wayne, que terá ele mesmo redigido o contracto. Pouco tempo depois, viria a abandonar a companhia a troco de cerca de 800 dólares, por duvidar do sucesso da mesma.

O documento vale agora uma fortuna, mais ainda depois da morte de Steve Jobs, em outubro passado.

Eduardo Cisneros, proprietário agora do valioso documento, é diretor executivo da Cisneros Corporation, uma empresa de investimento com sede em Miami, Estados Unidos.

Em destaque

Subir