Tecnologia

Apple apresenta o novo iPad… apenas (fotos)

new_ipad_1Os rumores demoraram meses e ganharam maior relevo a partir do momento que a Apple anunciou para esta quarta-feira, dia 7 de março, a apresentação do novo iPad. Uns falavam que seria o iPad 3, nos últimos dias surgiu outro nome, o iPad HD. Porém, companhia da maça ‘fintou’ mais uma vez tudo e todos e apresentou o novo iPad… apenas e só.

A expectativa, como já é costume nos eventos da Apple, era enorme, mas como também já é costume, a empresa liderada por Tim Cook protegeu, até às 18 horas desta quarta-feira (hora portuguesa), as novidades quanto ao novo iPad como se um tesouro incrível se tratasse. Uns apostavam no iPad 3, outros no iPad HD, mas adivinhar algo vindo da Apple é tarefa pela qual não vale a pena arriscar.

No Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, foi Tim Cook a subir ao palco para apresentar o novo iPad, e o nome fica-se por aqui, nada mais. À semelhança do que tinha feito na altura do lançamento do iPhone 4S, numa época que todos esperavam o iPhone 5, a companhia da maça deixou de lado todo o alarido criado à volta do nome e centrou-se nas novidades do aparelho. Afinal, é o que mais importa, por isso vamos a elas.

4G vs. Autonomia
Além de ser a característica mais aguardada, era ao mesmo tempo a mais previsível. Tratava-se quase de uma exigência o novo iPad ter capacidade para as novas ligações móveis 4G. E tem. A novidade está na autonomia do tablet, que segundo a Apple, pode estar nove horas ligado com a rede sem fios 4G também ligada, ou seja, aguenta o mesmo tempo que o iPad 2, mas com 4G, em vez do 3G do seu antecessor. Para esta boa notícia contribui muito o processador quad-core, que pode ver mais abaixo, e que ajuda a repartir, no fundo, recursos entre os quatro núcleos, poupando assim energia de forma considerável.

Retina Display
O novo iPad tem como principais novas características a resolução do ecrã, agora em Alta Definição (HD) com 2048×1536 pixéis, em vez dos 1024×768 do iPad 2, ou seja, o dobro. A Apple apelida-a de ‘Retina Display’. A justificação da empresa é simples, o olho humano não consegue fazer a distinção perante tamanha densidade da imagem do ecrã. O novo iPad vem ainda incorporado com uma câmara traseira de cinco megapixéis e tem a capacidade de gravar vídeo em resolução 1080 pixéis.

Processador quad-core
É uma das principais armas da Apple perante a concorrência. O novo iPad vem incorporado, pela primeira vez, com processador de quatro núcleos. A empresa apresenta-se assim no mercado dos tablets com processadores à altura. Outras marcas, como a Asus ou a Acer, já comercializam ou começarão a comercializar em breve tablets com ‘corações’ desta potência. Convém realçar, para o leitor com menos conhecimentos, que o processador é das peças mais importantes que um computador, um smartphone ou um tablet possui. Neste caso da Apple, o novo iPad tem o processador A5X, um componente que Tim Cook afirma ser bastante mais rápido que o Tegra 3, utilizado por algumas empresas concorrentes.

Preços
Agora vem a parte que menos gostam, o preço do novo iPad. Conhecidos para já são apenas os preços que vão ser praticados nos Estados Unidos: 499 dólares, a versão de 16GB, 599 dólares, a de 32GB, e 699, a de 64GB. Caso opte pela versão 4G, o preço é ainda maior: 629 (16GB), 729 (32Gb) e 829 (64GB). A boa notícia é que, com o lançamento do novo iPad, o preço do iPad 2, em todas as versões, vai descer 100 dólares.

Lançamento
A Apple anunciou já o maior lançamento de sempre de um produto seu. A 16 de março, o novo iPad vai ser colocado à venda em vários países, embora ainda não sejam conhecidos quais ao certo além de Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Áustria, Hong Kong, Singapura, Reino Unido e Japão. E Portugal? Para já, por cá, os amantes da Apple vão ter mesmo de esperar pois ainda não são conhecidos preços nem datas em que o novo iPad estará disponível no nosso país.

Veja aqui algumas imagens do novo iPad:
{gallery}imagens/galerias/new_ipad{/gallery}

Em destaque

Subir