Tecnologia

Apple 1, criado por Steve Jobs, vendido em leilão por 640 mil dólares

apple pc 1Máquina foi lançada em 1976 e custava na altura, cerca de 600 dólares. Identidade do comprador não é conhecida.

Um Apple 1, o primeiro computador lançado por Steve Jobs e Steve Wozniak, os criadores da marca da maçã, foi na semana passada vendido em leilão por 640 mil dólares.

A Auction Team Breker, uma leiloeira alemã, foi a responsável por todo o processo, mas por uma questão de sigilo profissional não tornou público o nome do comprador. Contudo, os responsáveis confirmam que este foi o preço mais alto alguma vez pago por um computador antigo.

O Apple 1 foi criado por Jobs e Wozniak ainda a sede da Apple era numa garagem. A máquina, que hoje em dia não serve para muito, foi equipada, em 1976, com um processador de 1Mhz, 8Kb de memória RAM. Já quanto à imagem, o monitor conseguia oferecer uma resolução de 40×24 pixéis. O Apple 1 era vendido na altura por cerca de 600 dólares. Segundo a história da tecnologia, apenas foram produzidas cerca de 200 unidades.

Esta não é a primeira vez que partes da história da Apple rendem milhares, ou até milhões, em leilões efetuados por todo o mundo. Em dezembro de 2011, um empresário mexicano pagou 1,6 milhões de dólares pelo documento que comprova a fundação da marca norte-americana (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir