Tecnologia

App Store: Loja de aplicações da Apple foi atacada por hackers

ataque_app_store

A App Store – loja de aplicações da Apple – teve o maior ciberataque da sua história. O ataque à loja de aplicações foi confirmado pela própria Apple.

Perante este cenário, a marca de Cupertino foi obrigada a suspender dezenas de aplicações para que as mesmas não comprometessem a segurança dos utilizadores. Segundo fontes da própria marca, a maioria destas aplicações teriam origens chinesas.

Segundo a Apple, foram criadas cerca de 40 aplicações contendo uma versão falsa do seu software de desenvolvimento das mesmas, o Xcode.

“Removemos da App Store todas as apps que sabíamos terem sido criadas com este software falso. Estamos a trabalhar com os programadores para nos certificarmos de que estão a usar a versão correta do Xcode para refazerem as suas apps”, comunicou Christine Monaghan, porta-voz da Apple, em declarações à agência Reuters.

A Apple não se pronunciou, até ao momento, sobre o número de utilizadores afetados por este ataque, nem tão pouco a forma como se deve proceder para evitar males maiores. No entanto, sabe-se que uma das aplicações afetadas é o WeChat, uma versão chinesa do WhatsApp.

Este tipo de ataques não é comum à plataforma da Apple, mas convém estar alerta. Os utilizadores sabem, antemão, que nenhum sistema é 100 por cento seguro e, como tal, o melhor é ficar atento para prevenir males maiores.

 

Em destaque

Subir