Mundo

Após queda de helicóptero num lago, esteve dois dias agarrado às plantas aquáticas

Rapaz indonésio de 22 anos caiu de um helicóptero no lago Toba, perto de Sumatra. Fransiskus Subihardayan voava com mais quatro pessoas, mas foi o único sobrevivente do desastre aéreo. Esteve dois dias a boiar, agarrado às plantas aquáticas que o circundavam. As equipas de resgate continuam à procura dos outros quatro passageiros. Veja o vídeo.

Uma foto do resgate de Fransiskus Subihardayan, divulgada pela AFP, mostra as mãos enrugadas e o cansaço no rosto. Abraçado a um elemento da equipa de resgate, o jovem indonésio agarrou a vida com todas as forças.

É uma história de sobrevivência notável, após um acidente que terá custado a vida a quatro pessoas, que seguiam num helicóptero que caiu num lago, perto da ilha de Sumatra, na Indonésia.

Fransiskus Subihardayan, de 22 anos, conseguiu escapar à morte, agarrando-se às plantas aquáticas que o circundavam. De acordo com a BBC, boiou durante dois dias, até ser encontrado pelas equipas de resgate, que tinham pouca esperança de encontrar com vida os cinco passageiros do helicóptero.

Cansado e em grandes dificuldades, o jovem foi imediatamente transportado para um hospital local.

“Ele foi encontrado muito fraco e transportado imediatamente para o hospital. Quando recuperar, poderá contar-nos algo mais sobre o que aconteceu”, afirmou à BBC um membro da equipa de resgate.

Segundo a Globo, outro dos elementos que estiveram nas operações de salvamento, Heronimus Guru, afirmou que as restantes pessoas que seguiam no helicóptero conseguiram saltar do aparelho assim que perceberam que a queda era inevitável.

O sobrevivente explicou, até ao momento, que todos os passageiros conseguiram saltar do helicóptero durante a queda. Os cinco passageiros terão agarrado as plantas aquáticas do lago Toba para tentarem boiar, mas Subihardayan acabou por ser levado pelas correntes.

As operações de busca prosseguem, com cerca de 200 homens no terreno, à procura de vida, ainda que as probabilidades sejam cada vez mais escassas. O tempo é o pior inimigo.

Os restantes passageiros também se agarraram às plantas, mas não terão tido a capacidade de aguentar dois dias sem afundar. Seria provável que estivessem perto do local onde Fransiskus Subihardayan foi encontrado.

Este é o segundo acidente aéreo na Indonésia, em outubro. Uma pequena aeronave caiu, há poucos dias, na região leste do país, sendo que os 10 passageiros perderam a vida.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir