Nas Notícias

Após “invasão cobarde”, barbearia mantém interdição a mulheres

mascara cao 400 Depois de uma manifestação na barbearia interdita a mulheres, a Figaro’s Barbershop garante que não vai alterar o conceito (só entram homens e cães…). Os responsáveis do espaço apelidam a invasão de “cobardia” e prometem agir criminalmente contra os autores do protesto. Veja o vídeo.

Não, o conceito que está na base da barbearia Figaro’s, situada em Lisboa, não será alterado, mesmo depois de uma manifestação de ativistas, que invadiram o espaço que tem vedada a entrada a mulheres.

Em declarações ao Diário de Notícias, os responsáveis pela barbearia consideram que a ação foi “cobarde” e prometem responsabilizar os seus autores, “a nível penal como civil”, acrescentou Paulo Espírito Santo.

Recorde-se que um grupo feminista levou a cabo uma manifestação naquela barbearia em Lisboa, em protesto contra a política da casa: só é permitida a entrada a homens ou a cães.

Mais tarde, foi publicado um vídeo no YouTube, divulgado em diversas redes sociais e em páginas ligadas a grupos feministas.

Não é apenas o facto de se vedar a entrada a mulheres, que dispensariam bem uma barbearia. É sobretudo o modo como estas são tratadas.

À entrada, um cartaz explica que os homens podem entrar, assim como os cães… Só as mulheres é que têm interdita a passagem.

Depois de tomar conhecimento desta particularidade da Figaro’s, um grupo de manifestantes decidiu agir.

No passado sábado, ao final da tarde, cerca de 15 pessoas entraram no espaço em protesto, quase todas mulheres, com os rostos cobertos com máscaras de Carnaval e com capuzes.

Ouviu-se o latir dos cães, espalhou-se o caos na barbearia. Os funcionários da ‘Figaro’s Barbershop’ tiveram de pousar as tesouras e as lâminas para expulsar os manifestantes.

Os manifestantes batizaram-se com o nome ‘Ninguém Nasce Cão’, numa alusão àquele cartaz. Com máscaras de cão (algumas delas), mulheres e homens alertaram para esta proibição.

Em destaque

Subir