Nas Notícias

Após explosão, o Arquivo Regional da Madeira foi encerrado por precaução

funchalA explosão que ocorreu no Arquivo Regional da Madeira, na manhã de hoje, provocou um ferido, segundo adianta a agência Lusa, que cita fonte dos Bombeiros Municipais do Funchal. Na origem do incidente esteve a ativação de um alarme, que fez despoletar o sistema de gás. A vítima, que perdeu os sentidos, permanece estável e está em observação.

Um ferido é o balanço da explosão que ocorreu nesta quarta-feira, cerca das 10h00, no Arquivo Regional da Madeira, no Funchal, segundo adianta a Lusa, que cita fonte dos bombeiros locais.

A vítima ficou inanimada e foi assistida pela equipa da EMIR, tendo sido transportado ao Hospital Dr. Nélio Mendonça. O indivíduo está numa situação considerada estável, em observação.

O incidente ocorreu no primeiro piso subterrâneo do edifício, onde estão instalados o arquivo e a biblioteca regional.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) estabeleceu um perímetro de segurança à volta do edifício, que ficou vedado à população.

A Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes emitiu entretanto um comunicado, onde esclarece que “a ativação do alarme de incêndio nas instalações do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira fez despoletar o sistema de gás inergen localizado na sub-cave, originando uma situação que acionou o plano de emergência local e determinou, por razões de segurança, a consequente evacuação do edifício”.

Até ao final da avaliação técnica em curso, adianta a mesma fonte, “os serviços do Arquivo Regional e da Biblioteca Pública da Madeira ficarão temporariamente encerrados ao público”.

Em destaque

Subir