Mundo

Após acidente, escalador sobe montanha em cadeira de rodas (com vídeo)

Lai Chi-Wai era um dos escaladores asiáticos mais conceituados até um acidente de automóvel o ter deixado paralisado da cintura para baixo. Nem isso o demoveu e, cinco anos após o acidente, escalou quase 500 metros numa cadeira de rodas. Veja o vídeo.

Lai Chi-Wai já tinha vencido vários prémios de escalada em campeonatos asiáticos, tendo sido o primeiro atleta chinês a conquistar um título nos jogos de desporto extremo X-Games.

Há sete anos viu a sua vida mudar radicalmente mas, apesar de todos os condicionalismos impostos pelo acidente, o atleta nunca perdeu a sua verdadeira paixão, a escalada.

Enquanto mantinha o cargo de treinador da seleção de escalada de Hong Kong, Lai Chi-Wai foi experimentando outros desportos, mais adaptáveis à sua nova condição.

O boxe, esgrima ou ténis de mesa nunca satisfizeram realmente o atleta, que continuou com a chama da escalada bem viva. Em 2014 anunciou que iria regressar, tendo definido um objetivo: subir a Rocha do Leão, uma montanha de 495 metros na região administrativa especial chinesa.

Conseguiu realizar o seu desejo a 6 de dezembro de 2016 – cinco anos depois do acidente – e tornou-se no primeiro desportista chinês a ser nomeado para os Prémios Laureus, que não conquistou.

“Para mim, subir ao topo significava cumprir um sonho e significava que eu poderia mostrar aos meus amigos e fãs que superei um dos pontos mais baixos da vida: mesmo que eu esteja numa cadeira de rodas eu posso colocar-me à prova noutros desportos e ainda ser capaz de fazer o que mais amo”, confidenciou à agência Reuters.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=7NR78MRA581W

Em destaque

Subir