Mundo

Após 20 anos da guerra da Bósnia, Ratko Mladic é julgado na Holanda

ratko_mladicO ex-líder das tropas sérvias, Ratko Mladic, responsável pela morte de cerca de 100 mil pessoas, durante a guerra civil da Bósnia entre 1992 e 1995, vai ser hoje julgado na Holanda, acusado de vários crimes de guerra.

Ratko Mladic, ex-líder das tropas sérvias vai responder hoje a tribunal por vários crimes de guerra e atentado contra a Humanidade, fruto da guerra civil da Bósnia entre os anos de 1992 e 1995.

O ex-militar sérvio responde pelo massacre da Srebrenia em 1995, onde foram mortos cerca de 8 mil muçulmanos bósnios e também pelo cerco de 43 meses a Sarajevo, entre outros crimes, que provocaram cerca de 100 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados, tendo sido praticado o genocídio da população daquele país.

Procurado durante cerca de 15 anos, Ratko Mladic chegou mesmo a ter uma ordem de captura internacional, sendo que a Sérvia e os Estados Unidos estavam dispostos a pagar cinco milhões de euros por informações que levassem a encontrar Mladic.

A 26 de maio do ano passado, o líder sérvio foi finalmente capturado em Belgrado, tendo realizado várias tentativas de atraso do processo, com a finalidade dos seus advogados prepararem devidamente a defesa.

Em destaque

Subir